top of page

Dança Africana

  • Dyabara

  • Djamboonda

 

"O grupo Dyabara dedica-se essencialmente à pesquisa e estudo de ritmos e danças tradicionais africanos oriundos da etnia mandinga – etnia espalhada pela região ocidental de África, a que pertencem países como o Burkina Faso, Mali, Guiné Conakri, Senegal, entre outros, onde esta cultura está explicitamente viva. Os instrumentos utilizados são também eles oriundos dessa cultura, trazendo um carácter orgânico impossível de ignorar e que contagia as audiências por onde quer que passem.Estes espectáculos assentam em composições riquíssimas a nível de ritmo, cânticos e dança, onde o dyabara marca o ritmo incansavelmente e os djembés improvisam sobre uma base ritmo-melódica sustentada pelos 3 dununs: kenkeni, sangban e dunumba, em sincronia com as danças. Aliando a paixão pela música e dança afro-mandinga a uma forte energia de palco, partilham com o público a celebração da Vida à maneira africana!!!"

"Formada em 1992 os "DJAMBOONDA" iniciaram o seu percurso na área da música étnica procuraram trazer um pouco do que é e o que representa a música tradicional africana. A percussão, o elemento fundamental da música dos DJAMBOONDA é tocada e vivida em palco e fora dele. 

 Os espectáculos são fortes e explosivos, caracterizados pela expressão graciosa dos bailarinos e pelo ritmo alucinante imposto pelos músicos.

 Os instrumentos de percussão e a maioria dos ritmos e danças do grupo têm origem na etnia Mandinga que se encontra em alguns países da África Ocidental.

A proveniência multicultural dos elementos do grupo (Guiné – Bissau, Angola, Cabo-Verde e Portugal), aliada à necessidade de expressão e recuperação das raízes do homem, permitiu o desenvolvimento de uma linguagem própria que expressa o sentimento de união com o universo.

Integrou como bailarina o grupo de dança e percussão africana tribal “Djamboonda” (2008-2010)

 

Integrou como bailarina, coreógrafa, percussionista e figurinista o grupo de dança e percussão africana tribal “Dyabara” (2006-2010)

 

Em 2005 inicia o seu estudo e pratica regular em Dança Africana, integrando rapidamente o grupo de Dança e percussão Africana "Dyabara" e posteriormente o grupo "Djamboonda". Realizou vários concertos/espectáculos  por todo o País.

Saa Magni - Oumou Sangare
00:0000:00
bottom of page